MEDIAÇÃO: Bairro do Jurunas recebe ação social de assistência jurídica

Neste sábado, dia 25, ocorrerá no bairro Jurunas em Belém, uma ação social de assistência jurídica. O evento é promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, Cejusc, e Faculdade Metropolitana da Amazônia, Famaz.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O padeiro Lucas Silva procurou em Belém um Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, o Cejusc. Lucas está passando por uma separação e deseja resolver tudo de modo amigável com a ex- esposa.

 
SONORA: Lucas Silva.
 
“A oportunidade que eu estou tendo aqui de estar dizendo para ela o que eu sinto, e ela dizendo o que ela sente, pra que a gente possa estar construindo uma estrutura maior, mesmo separado, pra ta lindando com essa questão dos filhos, pra que haja o desenrolar disso tudo respeitosamente”
 
REPÓRTER:  Neste sábado, dia 25, ocorrerá no bairro Jurunas em Belém, uma ação social de assistência jurídica. O evento é promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, Cejusc, e Faculdade Metropolitana da Amazônia, Famaz. O objetivo da ação é implementar a garantia efetiva dos direitos do cidadão em diversas áreas, como direito de vizinhança, de família, direito do consumidor, entre outras. Qualquer cidadão pode procurar o Cejusc e tentar resolver um conflito como destaca a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec, do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Dahil Paraense.
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
Qualquer cidadão que quiser antecipar o litígio que resolva mais rápido, ele vai, procura o advogado dele ou vai lá no Cejusc e a gente tenta a conciliação e a mediação, um acidente de carro, briga de vizinho, qualquer situação que seja passível de conciliação e que eles aceitem.”
 
REPÓRTER: Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania atuam em prol da mediação e conciliação de conflitos. Eles ajudam a resolver conflitos de maneira mais célere, ao mesmo tempo em que desafogam o Judiciário. É um serviço célere, além de totalmente gratuito, ressalta a desembargadora Dahil Paraense.
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
É um serviço célere, democrático e totalmente grátis. Qualquer pessoa, qualquer cidadão com qualquer pendência pode procurar o Cejusc durante todo o ano”.
 
REPÓRTER: A ação atende a resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no Poder Judiciário e visa diminuir o número de processos em tramitação. A Ação Social ocorrerá de oito da manhã ao meio dia na Paróquia de Santa Luzia, localizada na Rua dos Pariquis, nº 182, no bairro do Jurunasem Belém.
 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.