MAXIMILIANO DE ALMEIDA (RS): Índice de imunização da segunda dose de vacinação contra HPV é um dos menores do estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Somente oito por cento das meninas entre 11 e 13 anos de Maximiliano de Almeida receberam a segunda dose da vacina contra o HPV. O número coloca o município entre os piores índices de vacinação do estado. A média do Rio Grande do Sul é de 68 por cento de meninas imunizadas, porcentagem menor que a meta do ministério da Saúde, que é de 75 por cento. O ministério ressalta que a vacina não causa efeitos colaterais graves e a jovem pode ter apenas dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que as jovens não podem perder a oportunidade de se imunizar de graça.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde. E precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS uma menina, para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de 1500 reais. Agora é de graça. É uma vantagem tremenda, para essas meninas, oferecida pelo SUS que as famílias precisam ter a consciência de garantir que essas meninas tenham seu direito à saúde plenamente garantido”.
 
REPÓRTER: A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra o HPV. O vírus é o principal responsável pelo surgimento do câncer do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no País, como destaca o secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA:Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa

“O câncer de colo do útero ainda mata a cada dia 14 mulheres em nosso País. São as mães e avós das meninas que hoje tem a oportunidade de tomar a vacina. Por isso que nenhuma família pode negar esse direito a menina. Por isso que é importante que a menina se conscientize, se informe e exija que seu direito seja garantido”.
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV é oferecida no posto de saúde Maximiliano Almeida, que fica no centro da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde. Para receber a dose, a jovem precisa levar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade.

 

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.