MAUÉS (AM): Número de meninas entre 11 e 13 anos imunizadas contra HPV ainda é baixo, no município

Maués registra aumento na quantidade de meninas imunizadas com segunda dose da vacina contra HPV.  55% do público alvo do município ainda precisa ir aos postos de saúde para se previnir contra câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Maués apresentou uma pequena melhora no número de meninas vacinadas contra o HPV. O município agora registra que 25 por cento das adolescentes de 11 a 13 anos de idade já foram imunizadas contra o vírus. A orientação do Ministério da Saúde é que, pelo menos 80 por cento, das garotas dentro da faixa etária prevista para a vacinação sejam imunizadas. O vírus HPV é o principal causador do câncer do colo do útero, segundo dados do próprio ministério, mais 130 mil casos de infecção por HPV são registrados a cada ano, no país. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica, o que é o HPV e qual e a relação do vírus com o câncer do colo do útero.
 
SONORA: Diretor e Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"O HPV é um tipo de vírus que tem vários subtipos, associados a algumas manifestações diferentes. Associados a verrugas e a outros problemas que não são muito importantes. O problema importante que é fortemente associado ao HPV é um tipo de câncer, que é um câncer que acontece nas mulheres: é o câncer de colo de útero. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV em algum momento das suas vidas. O que acontece é que uma parte das pessoas fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois de já ter adquirido este vírus, vir a desenvolver o câncer de colo de útero."

REPÓRTER: A vacina contra o HPV está disponível para meninas de 11 a 13 anos de idade, período em que, a vacina é mais eficaz. O diretor, Claudio Maierovitch, justifica a escolha desta faixa etária para a imunização.

SONORA: Diretor e Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"Se, nós elegêssemos uma idade maior para o início da vacinação, provavelmente nós vacinaríamos muitas jovens que já tiveram contato com o vírus. Então a maneira de tornar melhor o aproveitamento da vacina, ou seja, alcançar uma quantidade maior de meninas, que terão um efeito benéfico da vacina, é utilizando aos 11 anos de idade."
 
REPÓRTERPara tomar a segunda dose da vacina, as adolescentes de 11 a 13 anos de idade não precisam da autorização dos responsáveis. A imunização está disponível nos postos de saúde da cidade, de nove da manhã às cinco da tarde. As garotas devem levar ao posto o cartão de vacina ou um documento de identidade.
 
Reportagem, Henrique Carmo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.