MAUÉS (AM): Município registra baixa procura pela segunda dosa da vacina contra o vírus HPV

O município de Maués ainda não atingiu a meta estipulada pelo ministério da Saúde de vacinar 75% das meninas de 11 a 13 anos contra o vírus HPV pela segunda etapa da campanha de vacinação.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Maués ainda não atingiu a meta estipulada pelo ministério da Saúde de vacinar 75% das meninas de 11 a 13 anos contra o vírus HPV pela segunda etapa da campanha de vacinação. Segundo dados do ministério, desde setembro de 2014, apenas 24 por cento das meninas dessa faixa etária receberam a segunda dose da vacina. O vírus do HPV é o principal causador do câncer do colo de útero e, segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que surjam 630 novos casos no estado do Amazonas. Ainda segundo o instituto, a doença é a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil. De acordo com o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina é o principal método de eliminar de vez o risco desse tipo de câncer na nova geração de adolescentes.

SONORA: Secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade por câncer de colo de útero, 14 mulheres vão morrer por dia de câncer de colo de útero. 14 mulheres morrem a cada dia no nosso país por câncer de colo de útero. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV, com o exame Papa Nicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo de útero”.
 
REPÓRTER:  Lembrando que a vacina é segura e as meninas entre 11 e 13 anos devem comparecer em uma das 19 unidades de saúde do município para realizar a imunização. As adolescentes podem ir sozinhas ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis sempre com a caderneta de vacinação ou algum documento de identidade nas unidades em Maués, que funcionam de segunda a sexta-feira das oito da manhã às cinco da tarde. Vale reforçar que a segunda dose sempre é aplicada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose e que, a partir de janeiro deste ano, crianças de nove anos também podem tomar a vacina contra o vírus HPV.
 
Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.