MATO GROSSO: Primeiras duas semanas de janeiros registram menos casos de Chikungya e Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A secretaria estadual de saúde do Mato Grosso informa que em janeiro houve diminuição no número de casos suspeitos de Chikungunya e Dengue, comparando o mesmo mês em 2016. Nas duas primeiras semanas de 2017, foram registrados 36 casos somando as duas doenças, contra mais de quatro mil no ano passado. Para este ano, o controle das informações será mais rigorosa com relação aos últimos anos. O Ministério da saúde determinou que todos os municípios devem fazer e apresentar levantamentos com relação a infestação dos mosquitos na região durante 2017. A coordenadora de vigilância em saúde ambiental do estado, Ludmila Sofie de Souza, garantiu que os levantamentos sobre a infestação do mosquito já estão no planejamento do estado para 2017.
 
TEC./SONORA: Ludmila Sofie de Souza- A coordenadora de vigilância em saúde ambiental
 
“Nós fizemos um cronograma, repassamos nos últimos dias úteis do ano e encaminhamos para as nossas regionais de saúde para que elas enviassem para os municípios. Que em 2017 realizem seis LIRAas. A cada começo de ciclo, a cada início de dois meses de trabalho, que é o ciclo de visita domiciliar. Que eles façam de primeira mão, porque na primeira semana eles trabalham o LIRAa, verificam se esse resultado da incidência do vetor é baixo ou de alto risco, para começar as ações.”
 
LOC: Entre os municípios que já apresentam uma maior infestação do mosquito estão a capital, Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica quais são as diferenças entre a Chikungunya e os outros vírus transmitidos pelo mesmo mosquito.
TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz
“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivirus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmito pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse anda recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”

 

LOC: Para evitar Chikungunya, Zika e Dengue é necessário impedir o nascimento do mosquito, responsável pela transmissão das três doenças, evitando acúmulo de água parada. Para mais informações sobre os cuidados necessários e os sintomas das doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.