MATO GROSSO: Hemocentro e unidades de coleta convocam doadores de sangue

Os tipos sanguíneos negativos são os que mais estão em falta.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC.: O hemocentro e as unidades de coleta de sangue do Estado de Mato Grosso convocam doadores para estabilizar os estoques, principalmente dos tipos sanguíneos negativos. De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, foram realizadas quase 40 mil coletas de sangue em 2014. Cerca de 70% dessas coletas aconteceram nas 17 unidades de coleta e transfusão de sangue espalhadas pelo estado. A gerente da Hemorrede do Hemocentro de Cuiabá, Edirlene Antunes, esclareceu qual a importância de uma doação de sangue e como ela pode ajudar a salvar até quatro vidas.

TEC./SONORA: Edirlene Antunes, Gerente da Hemorrede de Mato Grosso.

“A gente tem que lembrar que a doação é voluntária, altruísta e anônima. Essas três prerrogativas não podem ser esquecidas pelo doador. Então, quando ele doa, ele vem porque ele quer e o paciente que vai receber não vai saber de onde está vindo esse sangue. E esse sangue é utilizado em várias situações. Com uma bolsa de hemocomponentes, ou seja, uma bolsa de sangue total, a gente consegue produzir até quatro tipos de hemocomponentes. Então esses quatro tipos de hemocomponentes, separados, eles são específicos para coisas diferentes. Então, hoje, não existe nenhuma medicação que substitua a necessidade do sangue.”

LOC.: O hemocentro coordenador convoca doadores de sangue por meio de campanhas e parcerias, que acontecem não só em momentos de crise no estoque de bolsas. Essas iniciativas têm como objetivo relembrar a população da relevância social de praticar a doação de sangue com frequência, ou seja, ser um doador fidelizado. Enquanto os homens podem doar até quatro vezes por ano, as mulheres devem respeitar o limite de três vezes ao ano. Edirlene explica como funcionam as campanhas e parcerias de incentivo à doação.

TEC./SONORA: Edirlene Antunes, Gerente da Hemorrede de Mato Grosso.

“A gente tem parcerias com instituições públicas e instituições privadas. Parcerias em que sentido? A gente sai da nossa unidade e faz coletas externas. Então a gente tem projetos como o Doador do Futuro, que a gente desenvolve, a gente recebe escolas e faculdades. E aí a gente tem um tour, e nesse Hemotour, eles conhecem a unidade, como que a gente trabalha, como que essa engrenagem funciona.”

LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O hemocentro de Cuiabá fica no bairro Porto, na Rua 13 de Junho. Para falar com a unidade, ligue 3623-0044. Repetindo: 3623 0044. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa! Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.