MATO GROSSO: Estado tem quase 7 mil imóveis que podem ser foco de Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em todo o país, agentes de saúde e de endemias estão visitando residências, terrenos e imóveis comerciais para fazer uma vistoria e eliminar focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Para que esse trabalho seja feito, é preciso que o proprietário deixe esses profissionais entrarem nas casas. Mas nem sempre isso acontece e, quando a fiscalização não é feita, toda a vizinhança fica prejudicada. De acordo com o Ministério da Saúde, no Mato Grosso, quase sete mil imóveis visitados não receberam a vistoria dos agentes, ou porque estavam fechados, ou porque os moradores não receberam os profissionais na hora da visita. Quanto maior o número de imóveis vistoriados, maior é a chance de erradicar o Aedes aegypti. Por isso, é importante que você deixe os agentes entrarem na sua casa, como lembra a coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Marta Damasco.

SONORA: Marta Damasco, coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle

“A importância é vital, porque os agentes vão nos auxiliar a promover algumas medidas que as vezes são bastante simples, uma tampa de garrafa de refrigerante, um plástico que está enrugado que forma uma pocinha, se ela estiver com água ela pode ser um criadouro de mosquito. Então a presença do agente deve ser bem vinda."

REPÓRTER: Todos os agentes de saúde e endemias podem ser reconhecidos pelos moradores porque eles usam uniformes e credenciaisA melhor forma de se proteger contra o mosquito e das doenças que ele transmite é não deixá-lo nascer. Erradicar os criadouros dentro de casa é fundamental. Por isso, a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental do Mato Grosso, Ludmila de Souza, faz um apelo para que a população ajude com o trabalho desses profissionais.

SONORA: Ludmila de Souza, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental do Mato Grosso,

“É preciso que todos colaborem com retirada de recipiente de que possa acumular água na casa e aqueles que possam estar recebendo os agentes para que ele faça o trabalho dele conforme a orientação é demandada. A participação de todos é extremamente importante.”

REPÓRTER: Em todo o país, são cerca de 260 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias que percorrem, diariamente, as ruas de municípios para vistoriar as casas da população brasileira. Além de receber a visita dos profissionais de combate ao mosquito, a recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como reforça o secretário de vigilância em Saúde, Antonio Nardi.

SONORA: Secretário de vigilância em Saúde, Antonio Nardi

“Não se esqueça também devemos fazer a nossa parte. E reservando 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa casa e acabar com os focos de Aedes aegypti. Envolva toda sua família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças relacionadas ao Aedes acesse o site combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Gabriel Veras

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.