MATO GROSSO: Estado continua alerta com aumento de número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes

 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, já foram notificados no estado mais de 18 mil casos suspeitos de dengue, 891 de chikungunya e cerca de 17 mil casos suspeitos de vírus Zika, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Até o momento, seis pessoas morreram por dengue no Mato Grosso. Os números de casos são preocupantes e por isso a população deve ficar atenta aos cuidados em casa e no ambiente de trabalho para evitar que o mosquito se reproduza. A coordenadora de vigilância em saúde ambiental do Mato Grosso, Ludimila de Sousa, explica  a importância da visita dos agentes comunitários.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: coordenadora de vigilância em saúde ambiental do Mato Grosso, Ludimila Sophia de Sousa
 
“Que todos estejam receptivos, para que receba a orientação acompanha por esse morador, seja residência, comércio, instituição pública ou privada. Porque todos nós somos responsáveis pelo controle. É extremamente importante.”
 
REPÓRTER: Ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo realizadas nos 141 municípios do estado do Mato Grosso para prevenir e combater o mosquito que transmite dengue, chikungunya e o vírus Zika. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, ressalta que é preciso apenas 15 minutos na semana para eliminar o mosquito.
 
SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito. Não se esqueça também de fazer sua parte e reserve 15 minutos por semana para a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta.”
 
REPÓRTER: Se você souber de casas fechadas ou locais que possam ter água acumulada, ligue para a Secretaria de Saúde da sua cidade e peça a visita dos agentes comunitários. Saiba mais sobre a campanha de combate ao Aedes na internet, acesse:combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.