MATO GROSSO DO SUL: Estado vacina apenas 47% de meninas contra HPV na segunda dose

Meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos com a segunda dose da vacina contra o HPV que está disponível nos postos de saúde de todo estado 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Ainda faltam 30 por cento das meninas de 11 a 13 anos para que o Mato Grosso do Sul consiga atingir a meta de 75 por cento da segunda dose da campanha contra o HPV, vírus causador do câncer de colo do útero. O estado vacinou 47 por cento do público alvo. O índice representa mais de 165 mil jovens, número abaixo da meta do estado. Para garantir 30 por cento de proteção contra o HPV e o câncer, as meninas precisam tomar as três doses da vacina. O intervalo da primeira para a segunda dose é de seis meses e, entre a segunda e a terceira, cinco anos. A vacinação das adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão já que, aproximadamente 95 por cento dos casos da doença são transmitidos por esse meio. Por isso, a ação vai ter impacto na redução de lesões tanto para as meninas, quanto para os meninos. A enfermeira técnica da área de imunização da secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, Elisangela Araújo, destaca a importância dessa vacina que protege contra uma das principais causas de morte das mulheres.

SONORA: Enfermeira técnica da área de imunização dasecretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, Elisangela Araújo
 
“A importância é a prevenção contra o vírus, preveni o câncer do colo do uterino nas meninas. É importante vacinar antes de iniciar a atividade sexual, por isso essa faixa etária. E é uma prevenção pensando no futuro delas já quando mulheres”.
 
REPÓRTER: O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo do útero. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde, duzentas e 70 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil – 370 apenas no estado sul mato-grossense. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça aos pais e meninas de 11 a 13 anos que não existem motivos para terem medo, já que a vacina é segura.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada, essa vacina, porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer do colo do útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: Completar as doses da vacina contra o HPV é essencial para evitar no futuro o câncer do colo do útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença mata 14 mulheres por dia no Brasil. Meninas de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar. E é totalmente de graça.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.