MATO GROSSO DO SUL: Estado registra mais de mil casos de Zika em 2016

Salvar imagem

LOC: O Mato Grosso do Sul registrou mais de mil e 500 casos de Zika em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde. Em todo o Centro Oeste foram notificados mais de 30 mil. Em todo o Brasil foram mais de 210 mil casos suspeitos de Zika. Com a aproximação do verão, com altas temperaturas e grande quantidade de chuvas, as chances de uma nova epidemia são grandes, já que as condições são perfeitas para a reprodução do mosquito. O coordenador de controle de vetores no estado, Mauro Lúcio Rosário, comenta sobre a aproximação da estação.
 
TEC/SONORA: Mauro Lúcio Rosário - coordenador de controle de vetores no estado
 
“Nós temos todas as condições para uma nova epidemia. Nós temos bastante mosquitos, bastante depósito com água, tem chovido muito na regiãoo. Temos a circulação dos vírus, as notificações já voltaram a crescer. Então temos condições de termos epidemias de Dengue, Zika e chikungunya”
 

LOC: Vale lembrar que o mesmo mosquito também transmite Dengue e Chikungunya. Em 2016, o número de notificações de Dengue no Mato Grosso do Sul foram de quase 41 mil casos. E as notificações de Chikungunya mais de 200. O ministério da Saúde orienta a população a dedicar dez minutos semanais com uma vistoria em casa. O objetivo é encontrar e eliminar os possíveis focos do mosquito. O método é o mais eficiente para a prevenção das três doenças. Ainda deacordo o ministério, a maioria dos focos do mosquito encontrados na região centro oeste estão nos lixos. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.