MATO GROSSO DO SUL: Educadores e especialistas debatem Base Nacional Comum Curricular

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Professores, estudantes do ensino médio e profissionais de educação básica do Mato Grosso do Sul discutem nesta semana o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, BNCC.
 
O debate acontece em um seminário organizado pelo Comitê Estadual da BNCC. O evento começa nesta terça-feira (12) e segue até a próxima quinta. O objetivo é reunir representantes de diferentes segmentos para analisar a segunda versão da BNCC e propor mudanças, cortes ou acréscimos ao texto.
 
Depois, o estado deve sistematizar as contribuições e enviar um relatório final ao Ministério da Educação, como explica o professor Alfredo Souza, que é auxiliar de pesquisa da Universidade de Brasília e está ajudando a coordenar o seminário no Mato Grosso do Sul.
 
SONORA: Alfredo Souza, professor e auxiliar de pesquisa da UnB
“A gente vai sistematizar todo o material. O estado de Mato Grosso do Sul tem que realizar a entrega dessa material até o dia 17 de julho, no domingo. Então, a gente vai ficar sexta, sábado e domingo fazendo essa sistematização”.
 
REPÓRTER: A elaboração da Base Nacional Comum Curricular tem gerado debate entre acadêmicos, educadores e especialistas na área. A introdução de assuntos relacionados à identidade de gênero e à sexualidade no currículo escolar, por exemplo, não é consenso. O presidente da Câmara de Educação Básica da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Samuel Lara, acredita que esses temas contrariam os princípios ensinados dentro de casa, pela família.
 
SONORA: Samuel Lara, presidente da Câmara de Educação Básica da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
 
“Nós vivemos em um país com toda a sua diversidade, inclusive diversidade religiosa, mas nós temos um país de maioria cristã. E a maioria das propostas com relação às questões de gênero, na verdade. vêm distorcidas para destruir princípios e valores que são implantados pela família”.

REPÓRTER
: Depois dos seminários, que acontecem em todos os estados, a previsão é a de que Conselho Nacional de Secretários de Educação, Consed, e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime desenvolvam um relatório único, que deve ser entregue até o fim de agosto ao Ministério da Educação.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.