MATO GROSSO DO SUL: Capacitação alinha estratégias de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Para que o trabalho de combate ao mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika tenha os mesmos procedimentos nos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, a Secretaria estadual de Saúde promoveu cursos de atualização para profissionais da área da saúde e da vigilância epidemiológica. Foram três dias de aulas em Campo Grande. De acordo com o coordenador de controle de vetores do Mato Grosso do Sul, Mauro Lúcio Rosário, combater todos os dias o mosquito transmissor está dando resultados. No último relatório sobre a infestação do mosquito, divulgado pelo Ministério da Saúde, o Mato Grosso do Sul está em situação considerada satisfatória pelas autoridades de saúde. Em fevereiro, segundo Mauro Lúcio Rosário, haverá novo rodada de atualização sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, dessa vez para coordenadores epidemiológicos e agentes dos municípios.
TEC/SONORA: Mauro Lúcio Rosário, coordenador de controle de vetores
“Vamos capacitar com relação à biologia do vetor, visita domiciliar e educação em saúde. Com isso, nós temos a certeza de que vamos conseguir minimizar o impacto dessas doenças.”
LOC: De acordo com os últimos boletins da secretaria de Saúde do estado, Mato Grosso do Sul tem mais de dois mil e cem casos suspeitos de Zika e mais de 450 casos suspeitos de Chikungunya. Os números da Dengue também são altos. A doença tem quase 59 mil casos suspeitos. Tânia Viscardi é moradora de Dourados, uma das cidades com os maiores números das três doenças. Ela teve Zika em agosto, e por isso toma todos os cuidados com o mosquito.

TEC/SONORA: 
Tânia Viscardi, enfermeira
“Na minha casa, eu tento ao máximo estar sempre cuidando, sempre olhando se tem algum foco, alguma coisa, porque por mais que a gente cuide, às vezes, a criança deixa brinquedo que acumula água, mas eu sempre estou cuidando, fazendo o possível para evitar o foco.”

LOC: Dengue, Chikungunya e Zika são doenças que deixam as pessoas vários dias de cama, sem conseguir levantar para fazer nada. Para mais informações sobre o mosquito e o modo de eliminar focos em casa acesse combateaedes.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.