MASTITE: Complicação pode ser um obstáculo para mães que amamentam

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A mastite é uma infecção bacteriana que afeta a mama da mulher durante o período da amamentação. Além de causar dor na região, o problema pode prejudicar o aleitamento. A coordenadora das Ações de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, explica como acontece o processo dessa inflamação.

SONORA: coordenadora das Ações de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro

“Na maioria das vezes, elas são ocasionados por conta de uma fissura, uma rachadura ali no bico do peito da mulher e essa é a porta de entrada então para bactéria para que ela venha causar esse transtorno na vida da mulher. Muitas vezes quando a criança faz pega errada, na hora que ela vai mamar, mama da forma errada, pode ocasionar essas fissuras, essas rachaduras no bico do peito da mulher”.

REPÓRTER: Sem ajuda para tratar a dificuldade que começou com uma pequena fissura no peito, a mulher poderá desenvolver a mastite com dor e febre. Em alguns desses casos, é possível até aparecer pus na mama afetada. Mas a mulher que amamenta pode buscar nas maternidades, hospitais e bancos de leite do Sistema Único de Saúde apoio para conseguir amamentar da melhor maneira possível, seja para evitar a mastite ou até mesmo para tratar a inflamação, evitando, assim, que a mãe desista de alimentar o bebê. Atualmente, a Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil, do Governo Federal, qualifica os profissionais da atenção básica com o objetivo de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos. Para mais informações sobre aleitamento materno, acesse o blog da saúde. O endereço é www.blog.saude.gov.br.

Reportagem, Gabi Kopko.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.