MARZAGÃO (GO): Com 91 suspeitas de dengue, município deve priorizar combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Marzagão não está dando tréguas na batalha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika. A cidade, que fica próxima a Caldas Novas, encaminhou para a Secretaria de saúde de Goiás 91 casos de dengue para investigação. O número é considerado alto, já que a cidade tem apenas dois mil habitantes. Justamente por causa da grande infestação do mosquito, o Ministério da Saúde declarou que a cidade deve priorizar o combate ao inseto. Ao todo, em todo o estado de Goiás, mais de dez mil agentes de saúde e endemias visitam, diariamente, as casas da população para ajudar a eliminar os criadouros do mosquito. O Tenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges é assessor da Sala de Coordenação e Controle de Goiás, que tem como objetivo organizar e ajustar todas as estratégias de combate ao Aedes, no estado. Ele faz um apelo para que a população abra as portas de casas e colabore com o trabalho dos agentes.

 

SONORATenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges, assessor da Sala Estadual de Coordenação e Controle

 

“A gente pede à população goiana para que abra [as portas] para essas pessoas que estão fazendo essas operações nos dias que estiverem no seu bairro, porque, se uma casa estiver fechada e lá tiver um foco, ela pode contaminar um raio de cem metros. E isso pode pôr a perder todo o trabalho que foi feito no município”.

 

SONORA: Além de receber a visita dos agentes de combate ao Aedes, a população de Marzagão também precisa ficar atenta às formas de combate ao mosquito. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é a de que você escolha um dia da semana para fazer uma faxina em casa e eliminar os possíveis criadouros. O diretor de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, pede que a população colabore na luta contra o mosquito.

 

SONORA: Antônio Nardi, Diretor de Vigilância em Saúde

 

“Não se esqueçam: também devemos fazer a nossa parte e reservar 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa e acabar com os focos do Aedes aegypti. Envolva toda a sua família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.  

 

REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito acesse: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.