MARCHA DOS PREFEITOS: Saúde faz balanço de medidas adotadas para ampliar acesso ao SUS

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A capital federal recebe nesta semana a vigésima Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, mas conhecida como Marcha dos Prefeitos. A programação do evento realizou um painel com ministros do Governo Federal. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou um balanço das principais medidas adotadas pelo ministério, no último ano, para aumentar o acesso da população a atendimentos, medicamentos e insumos no SUS. Entre os destaques, está a restruturação do encaminhamento de recursos federais para estados e municípios.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Nós estamos flexibilizando ao máximo. Estamos delegando aos municípios responsabilidade. Vocês é quem vão decidir como querem aplicar o dinheiro da saúde em seus municípios. Este é um princípio que esta sendo decidido, tudo por decisão da comissão tripartite”.

REPÓRTER: Além do ministro da Saúde, também participaram do evento os ministros da Educação, Mendonça Filho, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e das Cidades, Bruno Araújo. A Marcha dos Prefeitos segue até quinta-feira, 18 de maio.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.