MARCHA DAS MARGARIDAS: Presidente Dilma Rousseff assume compromissos com trabalhadoras rurais

Cerca de 35 mil mulheres se reuniram em Brasília para manifestar e lutar por educação, saúde e segurança no campo

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A presidente Dilma Rousseff assumiu compromissos com as manifestantes da quinta edição da Marcha das Margaridas, na tarde desta quarta-feira, em Brasília. Ao discussar para cerca de 20 mil mulheres, no Estádio Nacional de Brasília, a presidente anunciou medidas nas áreas de segurança, educação e saúde dedicados à mulher que trabalha no campo. Dentre elas, estão a implantação das patrulhas rurais e a ampliação de cursos técnicos oferecidos às trabalhadoras.
 
SONORA: Dilma Rousseff, presidente da República
 
“Articulada a implantação das patrulhas rurais Maria da Penha, ampliaremos o número de serviços especializados de atenção à mulher no meio rural. No âmbito do Pronatec vamos criar cursos voltados à capacitação até o final de 2018 de 10 mil promotoras legais que nos ajudarão no acompanhamento dessas ações.”
 
REPÓRTER: Mesmo em queda na popularidade, conforme últimas pesquisas divulgadas recentemente, com a da Datafolha, a presidente Dilma Rousseff foi recebida pelas Margaridas com muitos aplausos, no Estádio Nacional de Brasília. Em protesto por mais educação e políticas públicas para o campo, trabalhadoras rurais manifestaram entre o Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Mané Garrincha e o Congresso Nacional. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 35 mil pessoas de todo o país participaram da manifestação. A primeira Marcha das Margaridas foi realizada no ano 2000. A data 12 de agosto foi escolhida em memória de Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoa Grande, na Paraíba, que foi assassinada com um tiro de espingarda no rosto – crime encomendado por latifundiários que se viram ameaçados pela luta por direitos no campo..
 

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.