MARANHÃO: Sala de situação elabora estratégias para o combate à Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Os municípios do Maranhão estão reunindo gestores da saúde para elaborar estratégias cada vez mais eficazes no combate à Dengue. Muitos municípios realizam a Sala de Situação, que reúne representantes das secretarias de cada município para discutir sobre os problemas no combate daquela cidade e sugerir soluções para combater o mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika. A coordenadora de Arboviroses do Maranhão, Joseneide Silva, fala sobre a mobilização que está sendo feita pelas secretarias dos municípios maranhenses.
 
TEC/SONORA: Joseneide Silva, coordenadora de Arboviroses do Maranhão
 
“Eles estão criando os comitês, as salas municipais. Estão fazendo realmente ações de combate, convocando a população para participar, as escolas, as instituições responsáveis pela questão da limpeza pública (no combate).”
 
LOC: Além das reuniões realizadas para discutir os problemas e soluções no combate à Dengue no Maranhão, só é possível ter resultados positivos se a população participar ativamente. É o que explica a coordenadora estadual de Arboviroses, Joseneide Silva.

TEC/SONORA: Joseneide Silva, coordenadora de Arboviroses do Maranhão

“Eles (moradores) são atores principais envolvidos também. Essa conscientização, essa sensibilização, realmente tem que existir. Se você deixar um depósito com água parada e você, na tua cidade, ter infestação do mosquito, a tendência é que ele vá realmente se proliferar.”


LOC: Neste ano, mais de 11 mil maranhenses já sofreram de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Você pode ajudar a evitar que esse número cresça tendo os cuidados dentro da sua casa. Elimine qualquer objeto que possa acumular água parada e proteja a saúde da sua família. Saiba mais sobre prevenção e combate na internet, no site: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.