MARANHÃO: Municípios do estado receberão R$ 8 milhões adicionais para o combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.:  Maranhão vai receber mais de oito milhões de reais para destinar a campanha do combate a Dengue, Chikungunya e Zika no estado. O recurso adicional vai ser utilizado para reforçar as estratégias de combate ao mosquito transmissor dessas doenças e evitar o aumento do número de casos notificados, que já passam de 42 mil, até o momento.
Essa ajuda extra vai ser destinada em duas partes. Para receber a segunda parcela do recurso é preciso que os municípios cumpram o critério de fazer o levantamento rápido de índice de infestação do mosquito. A coordenadora estadual do combate ao mosquito diz que o recurso é bem vindo e aprova o critério para o recebimento da segunda parcela.

TEC./SONORA: Joseneide Silva, coordenadora estadual do combate ao vetor (MA)


“Mas, a gente espera que realmente eles (municípios) utilizem esse dinheiro com finalidade de ações para o combate ao vetor. Inclusive, essa determinação do Ministério, da segunda parcela, ser somente autorizado pagamento mediante o resultado do LIRAa, vai fazer com que o município trabalhe na questão do índice de infestação e tomar as medidas previstas. O recuso sempre é bem vindo, porque estimula.”

LOC.: Até dezembro de 2016, o Maranhão registrou 23 mil 996 casos suspeitos só de Dengue. O Nordeste é a região com o maior número de casos da doença. Saiba mais sobre as ações de combate ao mosquito no site Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.