REPÓRTER: Na luta por autonomia financeira e administrativa, a Polícia Federal completa 72 anos de fundação. A instituição é vinculada ao ministério da Justiça, e portanto, cabe ao governo escolher o diretor-geral da corporação e definir onde os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. No entanto, uma Proposta de Emenda a Constituição em debate no Congresso Nacional pretende mudar essa relação desvinculando a Policia do Ministério da Justiça. Para o delegado e diretor-regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF do Maranhão, Rodrigo Santos Corrêa, a aprovação da PEC é positiva tanto para a Polícia Federal quanto para o governo.
SONORA: Rodrigo Santos Corrêa, diretor-regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF do Maranhão
“A autonomia da policia federal, ela além de ser uma ânsia da policia, uma ânsia da sociedade. Ela também tem que ser vista como algo importante para o próprio governo. O governo que concede uma autonomia para a Polícia Federal, ele nunca vai poder ser questionado sobre qualquer tipo de interferência no trabalho da policia. A autonomia da Polícia Federal, ela é uma forma do próprio governo se blindar de qualquer questionamento de intervenções nas investigações.”
REPÓRTER: De acordo com a ADPF, mais de 300 mil pessoas já assinaram um abaixo assinado pedindo a autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal e a aprovação da PEC 412. A expectativa da associação é de que, nos próximos meses, dois milhões de pessoas assinem o documento. Para o presidente da ADPF, Doutor Carlos Eduardo Sobral, a população está preocupada com possíveis interferências políticas nas investigações da PF, e por isso, está aderindo à campanha.
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”
REPÓRTER: Para assinar o documento que pede a autonomia da Polícia Federal basta acessar o site da ADPF. O endereço eletrônico é
adpf.org.brReportagem, João Paulo Machado