MARANHÃO: Brigadas de combate ao mosquito ajudam a conscientizar a população

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Maranhão se engajou no combate ao mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya e conseguiu bons resultados. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, as notificações de casos de Dengue, por exemplo, caíram 46%. Entre as estratégias adotadas, a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Maria das Graças Lírio, fala da importância das brigadas que atuam na educação, implantando medidas de combate ao mosquito de casa em casa.

TEC/SONORA: Maria das Graças Lírio, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças.

“As instituições estaduais começaram esse movimento com as secretarias estaduais do governo do Maranhão e agora se estendeu para o interior do estado, envolvendo os municípios. Nós já temos quatro regiões com um número significativo de brigadistas, envolvendo principalmente as escolas tanto de segundo grau, quanto as escolas de ensino fundamental. Isso é um investimento que nós consideramos estratégico.”

LOC: De acordo com Maria Lírio, os casos de Chikungunya, no entanto, inspiram atenção. Os números de notificações ainda são considerados altos. No primeiro trimestre deste ano foram registradas 1.075 notificações de contágio pelo vírus. A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças faz um alerta para os cuidados individuais que todos nós devemos ter, principalmente as gestantes.

TEC/SONORA: Maria das Graças Lírio, Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças.

As gestantes que estão sob risco, não só da Zika, o Chikungunya também traz riscos para a gestante e para o bebê. É a proteção individual contra o mosquito. A gente precisa saber os horários que o mosquito tem preferência de estar picando a pessoa, que é pela manhã e no final do dia. Procurar se proteger com roupas, usar calças compridas, se possível também blusas com manga e usar o repelente, cuidado individual importante. Usar de forma correta, seguindo as instruções.

 LOC: A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar as unidades de saúde em caso de suspeita de contágio. Maria das Graças Lírio explica que os sintomas de Zika e Chikungunya são diferentes.

TEC/SONORA: Maria das Graças Lírio, Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças.

Uma das características dessas doenças são a febre e as dores. Dores articulares, dores musculares, dor de cabeça. A Zika geralmente tem uma febre mais baixa, ela também tem dores no corpo, ela pode apresentar também dores articulares, mas em intensidade muito menor que a Chikungunya. Uma característica da Zika muito presente foi uma manifestação de pele, a pele avermelhada, geralmente aparece logo no segundo dia.

LOC: A Secretaria de Saúde do Maranhão ressalta que as três doenças podem ter complicações sérias e levar a óbito, principalmente as populações de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.