MARANHÃO: Brasileiros preenchem 95% das vagas do Programa Mais Médicos no estado

Nesta semana, 118 médicos com registro no Brasil participaram de acolhimento do Programa Mais Médicos na capital São Luis

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: Nesta semana, 118 médicos com registro no Brasil participaram de acolhimento do Programa Mais Médicos na capital São Luis. Esse número corresponde a 95% das vagas do edital 2015, ofertadas pelo estado do Maranhão em 41municípios. Ainda nesta semana, todos esses médicos começam atender nas unidades básicas de saúde das regiões mais carentes do estado. Ícaro Silva é um deles e conta que está feliz pela oportunidade de cuidar da saúde da população de Penalva, cidade onde o pai dele nasceu:

SONORA: médico – Ícaro Silva

“Não custa nada a gente médico brasileiro dar a nossa parcela de contribuição pra sociedade. Tanto o Provab, quanto o Mais Médicos vêm, justamente, pra facilitar a vida do povo e a gente que tem uma consciência, que faz um juramento no ato da formatura, eu acho que é importante que a gente dê nossa contribuição. Estou plenamente satisfeito, estou feliz porque, inclusive, consegui ficar num município que é um município onde meu pai nasceu, onde eu tenho família lá, tenho vínculo. Você poder ajudar um povo da baixada do Maranhão, um povo pobre é maravilhoso, isso tudo compensa a gente, acho que o povo ganha, eu ganho como experiência.”  

 

REPÓRTER: Em todo o Brasil, somente nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, mais de 3.800 brasileiros já foram selecionados para atender a população nas periferias das grandes cidades e  interior do país. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, que participou do acolhimento aos médicos, em São Luis, destacou a importância do atendimento de qualidade na Atenção Básica de Saúde:

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

“Quando a Atenção Básica é bem feita, mais de 80% dos motivos que levam alguém a procurar serviços de saúde são resolvidos no próprio posto de saúde e é isso que nós estamos garantindo, até dezembro do ano passado a 50 milhões e agora, com essa ampliação de mais de quatro mil médicos no Programa, nós chegaremos a atender 63 milhões de brasileiros e brasileiras, exatamente aqueles, como aqui no Maranhão e em todo o país, que mais precisam do SUS passam a ter o atendimento na sua comunidade, no seu posto de saúde.”    

REPÓRTER: Na terceira chamada do Programa Mais Médicos, que vai acontecer nos dias 17 e 18 de março, os inscritos no Programa poderão selecionar seis vagas em cinco cidades do Maranhão, além de quatro vagas em Distrito Indígena, localizado no estado. Em todo o Brasil, os médicos podem escolher dentre as 318 vagas em 218 municípios e 10 Distritos Indígenas.  Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.