MARABÁ (PA): Marabá realiza semana da conscientização para diminuir números de infectados por mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, LIRAa - divulgado no início de março, na cidade de Marabá -- aponta que de que, a cada 100 casas pesquisadas, uma está infestada pelo mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O número é preocupante, mas já foi pior. Em 2016, a cada cem casas visitadas, quatro apresentavam sinais do mosquito.

 A enfermeira Ludmila Castelli mora no bairro Novo Horizonte e no início de março, deste ano, começou a sentir os sintomas da Chikungunya.

 TEC/SONORA: Ludmila Castelli, enfermeira.

“A primeira que percebi uma dor muita forte no joelho, eu estava até mancando. Depois eu amanheci com uma dor muito forte no corpo e febre. Eu amanheci toda pintada, com dor de cabeça, náuseas e enjoos.”

 LOC: O último boletim epidemiológico, divulgado no início de março, aponta 85 casos de dengue e 37 confirmados de Chikungunya. A coordenadora de Vigilância e Saúde, Solange Santos, conta que no mês de fevereiro foram realizadas ações para conscientizar a população e amenizar os números em Marabá.

TEC/SONORA: Solange Santos, coordenadora de Vigilância e Saúde de Marabá.

 “Nós fizemos uma campanha em fevereiro com a parceria do Exército. Nós fomos para as praças, fizemos divulgação, panfletagem, trabalhamos em torno de umas 400 pessoas com a parceria de escolas e faculdades. Aí passamos uma semana toda que nós chamamos de semana de conscientização Ambiental.”

 LOC: Os sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. As três doenças provocam febre e dores musculares. Mas é preciso ficar atento: Elas têm gravidades diferentes.

 Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.