MANTENA (MG): Em quatro anos, o município já teve duas situações de alerta e uma de risco

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Minas Gerais tem 80 municípios em situação de alerta ou de risco de surto de Dengue, Chikungunya e Zika. Mantena, atualmente, é um dos que estão em alerta para a infestação do mosquito. A situação na cidade piorou, pois de acordo com o relatório do Ministério da Saúde, que mede o índice de infestação, em 2015, esse grau era considerado satisfatório. Em todo o estado de Minas, duzentos e quarenta e cinco pessoas morreram de Dengue. São mais de quinhentos mil casos suspeitos ou confirmados. O empresário Paulo Viana e a esposa tiveram Dengue este ano.
 
SONORA: Paulo Viana, empresário.
 
“Eu fiquei sem trabalhar sim. Porque na verdade meu trabalho não faz nenhuma força física. Só não aguentava ficar muito em pé andar e fazer os afazeres. Mas, minha esposa também já pegou só que ela teve que ir para o hospital. Ela ficou uns três dias internada. Emagreceu muito, não conseguiu se alimentar, só no soro mesmo.”
 
LOC: O Ministério da Saúde lançou campanha nacional instituindo a sexta-feira como dia nacional de combate ao mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. É o dia de fazer faxina na casa, eliminando tudo aquilo que possa se transformar em criadouro do inseto. Se você não puder na sexta-feira, tudo bem, escolha outro dia, mas não deixe de fazer. O empresário Paulo Viana segue os cuidados e ainda trás um lembrete muito importante para todos nós.
 
SONORA: Paulo Viana, empresário.
 
“Não deixar vasos de plantas, garrafas pets de boca pra cima, pneus, lata d’água, ir aos terrenos baldios. Virar todas essas coisas pra cima e tomar todas essas precauções. E deixar sempre que o agente passar na porta, deixar ele entrar para tomar os cuidados possíveis.”
 
LOC:  Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereçosaude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.