MANAUS (AM): Meninas entre 11 e 13 anos não têm motivos para temer vacina contra HPV. A imunização é segura, garante especialista

Apenas 21% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em Manaus

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A campanha de vacinação da segunda dose contra o HPV será intensificada no mês de fevereiro, em Manaus. A informação e da secretaria de Saúde Municipal, que ainda não conseguiu vacinar a maioria das meninas de 11 a 13 anos de idade. Apenas 21 por cento das adolescentes já tomaram a segunda dose, em Manaus, enquanto a meta do Ministério da Saúde é de 80 por cento das meninas imunizadas. Em vários municípios do Amazonas, e na capital, um dos motivos para a baixa procura da vacina contra o HPV é o medo das adolescentes de sofrerem alguma reação. O urologista especialista no vírus HPV, Julio José Maximo de Carvalho, explica que, reação à vacina é algo comum, já que, se trata de um medicamento injetável e que partes das reações se dão pelo nervosismo das adolescentes.
 
SONORA: Especialista no vírus HPV, Julio Jose Maximo Carvalho

“Para você ter uma idéia, no primeiro ano de idade, as crianças toma aproximadamente 10 vacinas no primeiro ano de idade. E lógico que em todas as vacinas podem ocorrer efeitos colaterais como dor local, febre e as vezes tontura. Então qualquer vacina pode dar e a vacina do HPV também. Na idade da adolescente de 11 a 13 anos, as crianças e os jovens são mais sensíveis a isso, essas partes de dores, injeções.”
 
REPÓRTER: Dados do Ministério da Saúde apontam que, por ano, o Brasil registra mais 130 mil casos de infecção por HPV. O vírus é o principal causador do câncer do colo do útero, uma das doenças que mais mata mulheres no país. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica, o que é o HPV e a relação do vírus com o câncer do colo do útero.  
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch

"O HPV é um tipo de vírus que tem vários subtipos, associados a algumas manifestações diferentes. Associados a verrugas e a outros problemas que não são muito importantes. O problema importante que é fortemente associado ao HPV é um tipo de câncer, que é um câncer que acontece nas mulheres: é o câncer de colo de útero. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV em algum momento das suas vidas. O que acontece é que uma parte das pessoas fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois de já ter adquirido este vírus, vir a desenvolver o câncer de colo de útero."
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde, de Manaus, desde setembro do ano passado. As meninas de 11 a 13 anos de idade devem ir ao posto de saúde, com o cartão de vacina ou a carteira de identidade, para tomar a segunda dose. Quem ainda não tomou a primeira dose, também deve ir ao posto e regularizar a imunização.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.