MANAUS (AM): Alto número de casos de Zika e dengue mantém combate ao Aedes como prioridade

17 bairros da capital estão em estado de alerta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  O combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika permanece como prioridade em Manaus. A preocupação é justificada devido às notificações de microcefalia, doença que causa má formação cerebral em bebês, também causada pelo vírus Zika. Em todo o estado, foram registrados dez casos suspeitos da doença, desses, oito foram em Manaus. Um já foi descartado, mas sete permanecem sob investigação. Apesar dos casos não terem ligação com o vírus, o alto número de notificações do Zika na capital preocupam. Mais de mil e 300 estão sob investigação.  O neurocirurgião Cid Carvalhaes explica o que é a microcefalia.
 
SONORA: Cid Carvalhaes - neurocirurgião
 
“O crânio desenvolve pouco e, por consequência, o cérebro também desenvolve pouco. E a criança nasce com a cabeça pequena. Isso faz com que ‘aperte’ o cérebro, e o cérebro tenha dificuldade de crescer.”
 
REPÓRTER: Além do vírus Zika, Manaus tem um alto índice de notificações das outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. São mais de dois mil e 400 casos suspeitos de dengue e 113 de chikungunya. Na capital, Coroado, Tancredo Neves e São José estão entre os 17 bairros considerados de alto risco, devido ao alto índice de infestação do vetor.  Manaus conta com mais de mil agentes de saúde e endemias no combate ao Aedes, visitando imóveis, destruindo possíveis focos do mosquito e informando a população sobre como se prevenir. A maneira mais eficaz para se prevenir de todas as doenças é impedindo o nascimento do transmissor. Por isso é de extrema importância que as famílias mantenham uma rotina, de pelo menos uma vez por semana, eliminar possíveis focos dentro de casa, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”
 
REPÓRTER: Em Manaus, quem quiser se tornar um brigadista no combate ao mosquito deve reunir um grupo e ligar para a Secretaria de Saúde Municipal, no número 0800 280 8 280. Qualquer pessoa pode solicitar a capacitação em grupo para fortalecer o combate ao Aedes em Manaus. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site  combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.