MAMBORÊ (PR): Agentes de Saúde enfrentam dificuldades com vistorias contra mosquito da Dengue

...

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Eles vêm no período da manhã ou da tarde. Batem na sua porta e pedem para entrar. O trabalho deles é ajudar você e toda a população do município. Sim, eles são os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Aqueles que fazem um trabalho fantástico para eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya que já vitimou mais de 400 pessoas no município este ano.  O agente Cristian Jacinto fala do dia a dia deste trabalho.

TEC/SONORA: Cristian Jacinto, agente de endemias

“A nossa rotina é geralmente dividida na setorização, cada agente tem a sua área de atuação que é a área de serviço dele. Todos são identificados, temos os EPI’s, fazemos uso de protetor solar e repelente, tudo para a proteção. Após a gente chegar na residência, se identificar como agente e pedir autorização para entrar, a gente olha, primeiramente, a parte externa seguindo as normas que o Ministério da Saúde passa para a gente. Assim, vem a orientação e a visualização da parte interna da casa que pode ter criadouro também.”

LOC: E aí é importante aprender com o agente a fazer a vistoria. A maior parte dos criadouros do mosquito se desenvolve dentro de casa. A situação é de alerta. A partir de agora, o trabalho desses profissionais começa a ficar mais intenso. Para o agente de endemias Cristian a situação seria muito melhor caso não houvesse resistência de alguns moradores às vistorias.

TEC/SONORA: Cristian Jacinto, agente de endemias

“Aqui, na região onde moramos, é muito difícil a aceitação da população para a visita interna. Mas dentro do possível, a gente está orientando sobre onde pode acumular água, sobre a população estar olhando o ralo, bandejas de geladeira – tudo quanto é tipo de criador que possa ter.”


LOC: O ciclo reprodutivo do mosquito dura, em média, 7 dias. Por isso, tire um dia da semana para fazer sua vistoria. Peça orientação aos agentes. Se você passa o dia fora de casa e não tem a oportunidade de receber um deles na sua residência, procure uma equipe de saúde e combinem o melhor jeito de não ficar de fora desse combate. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.