MAMANGUAPE (PB): Município precisa imunizar 60% das meninas entre 11 e 13 anos com segunda dose da vacina contra HPV

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Mamanguape

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Mamanguape, está com apenas 15 por cento de meninas entre 11 e 13 anos vacinadas na segunda dose contra o vírus HPV,  principal causador do câncer no colo do útero. O número estabelecido pelo ministério da Saúde é de pelo menos 75 por cento. A coordenadora de Imunização de Mamanguape, Berenice Falcão, incentiva à prevenção contra o câncer.
 
SONORA: Berenice, coordenadora de imunização
 
“O nosso maior bem é a nossa saúde e, a vacina, ela é uma prevenção. Depois que o câncer está instalado, o vírus do HPV, infelizmente a cura é muito mais difícil. E, ainda tem que se antecipar, nós temos que ser vigilantes. Agir antes que aconteça.”
 
REPÓRTER: Dados do Instituto Nacional do Câncer,  indicam que, em 2015, a cada 100 mil mulheres, 15 serão diagnosticadas com câncer no colo do útero, na Paraíba. O médico ginecologista do INCA, Olimpio Ferreira, afirma que, a vacina é segura e tranquiliza os pais quanto aos efeitos da vacina.
 
SONORA: ginecologista, Olímpio Ferreira
 
“A vacina, ela não tem problema, não faz mal. Os efeitos que ela tem são mais de fundo emocional. Às vezes tem pacientes que só o fato de aparecer sangue, ela desmaia. Esses efeitos que saem às vezes na imprensa, que poderiam ser associados à vacina, não existem. A vacina não dá efeitos colaterais. O máximo que ela dá é dor local ou alguma vermelhidão local. E isso aí, todas as vacinas podem produzir esses efeitos.”
 
REPÓRTER: Todas as meninas entre 11 e 13 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. As vacinas estão disponíveis no posto de saúde de Abaucu, no centro de Mamanguape. O horário de funcionamento é de oito da manhã, às quatro da tarde.
 
Reportagem, Sara Graziella 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.