MAIS MÉDICOS: Municípios poderão ampliar número de vagas no programa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Municípios de todo o país terão nova oportunidade de participar ou ampliar o número de vagas no Programa Mais Médicos. As prefeituras vão poder realizar a contratação de profissionais cubanos por meio de cooperação direta com a Organização Pan-Americana da Saúde, utilizando recursos próprios. A medida poderá ser adotada tanto pelas cidades que já fazem parte do Programa como para as que ainda não aderiram à iniciativa. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o novo modelo de contratação de profissionais do Mais Médicos vai beneficiar as cidades.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Acordamos que os municípios poderão contratar médicos do Programa em convênio diretamente com a OPAS. Então nós estamos criando um mecanismo para que esse municípios possam fazer o convênio trazendo os médicos. E, também, municípios que já têm determinado número de médicos possam ampliar”.

REPÓRTER: Também ficou acertado que, por meio de ofício, todos os municípios que participam do Programa Mais Médicos serão informados das regras de permanência dos profissionais cubanos que, segundo contrato com a OPAS, é de três anos. As prefeituras que apoiarem judicialmente ações ferindo esta regra serão descredenciadas. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.