MAIS MÉDICOS: Conheça a história do profissional que vai atuar em Morrinhos (GO) pelo programa

O médico Carlos Alexandre Teodoro está entre os três profissionais que, este ano, vão começar a atuar pelo programa Mais Médicos no município de Morrinhos, em Goiás. Ele conta que a vontade de atender a população com assistência em saúde já é antiga.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 

REPÓRTER: O médico Carlos Alexandre Teodoro está entre os três profissionais que, este ano, vão começar a atuar pelo programa Mais Médicos no município de Morrinhos, em Goiás. Ele conta que a vontade de atender a população com assistência em saúde já é antiga. 

SONORA: médico – Carlos Alexandre Teodoro 

“Desde jovem que eu tinha essa vontade de ser médico. Primeiro por gostar muito da área da saúde, das matérias. Vontade de ajudar as pessoas também. Muitas vezes, a nossa população que é muito carente, nas visitas domiciliares, só de você estar indo lá conversar um pouco a pessoa até já melhora um pouco. Esse contato com a população e poder ajudar um pouco”. 

REPÓRTER: Carlos Alexandre Teodoro se formou em odontologia em 2004 e trabalhou no município goiano de Edéia como dentista por um ano e meio. Foi quando revolveu se tornar médico. E foi durante o curso de medicina que ele descobriu a vocação para atendimento em saúde da família. 

SONORA: médico – Carlos Alexandre Teodoro 

“Durante o curso a gente passa por várias áreas. Sempre gostei mais da parte clínica, mesmo. O contato e você ter o conhecimento geral, amplo, de quase todas as especialidades. Você pode ajudar em quase tudo. As doenças, as condutas, o tratamento. Você tem o consultório. Saber da vida pregressa do paciente, a história dele”. 

REPÓRTER: O médico Carlos Alexandre conta ainda que entrou no programa porque se sentiu motivado a se especializar em Saúde da Família, um dos atrativos oferecidos pelo Mais Médicos e que qualifica ainda mais o atendimento à população. 

SONORA: médico – Carlos Alexandre Teodoro 

“No bairro do Morro, que é uma população mais carente. Na área de pré-natal, as palestras, as doenças crônicas, hipertensão, diabetes. Visitas domiciliares, elas são agendadas. Casa que tem idosos, recém-nascidos, doentes crônicos acamados. A especialização em Saúde da Família, o médico estando mais bem preparado através dessa especialização, a população também ganha. Com certeza o atendimento vai ser bem melhor”. 

REPÓRTER: Em Morrinhos, além do Carlos Alexandre Teodoro, mais dois profissionais vão atuar pelo programa Mais Médicos. O secretário municipal de Saúde, André Mattos, comemora a chegada dos novos profissionais. 

SONORA: secretário municipal de Saúde de Morrinhos (GO) – André Mattos 

“O que nós tínhamos, na verdade, era uma certa dificuldade quando um médico resolvia sair para um grande centro e nós tínhamos, então, um grande tempo até conseguir um novo médico. Com a chegada do programa Mais Médicos isso não acontece mais porque quando vence um contrato logo de imediato já chega um novo profissional. Então, nós não temos mais esse tempo entre a saída de um médico e a contratação de outro. Ou seja, a população é que na verdade ganha com isso porque o atendimento não para dia nenhum durante todo o ano”. 

REPÓRTER: O médico Carlos Alexandre Teodoro já começou esta semana a atuar pelo programa Mais Médicos no município de Morrinhos. Além dele, mais de 3 mil e 800 profissionais também começam a atender a população ainda este mês em todo o Brasil.

Reportagem, Fábio Ruas

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.