Maceió é a 14ª capital mais populosa do Brasil; número de idosos tende a crescer

Entre os municípios com mais de um milhão de habitantes, Maceió fica em 17º lugar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Maceió ocupa a 14ª posição no ranking das capitais com o maior número de habitantes entre 2016 e 2017. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e aponta que a capital alagoana tem mais de um milhão de pessoas. Entre os municípios com mais de um milhão de habitantes, Maceió fica em 17º. São Paulo lidera a tabela, com mais de 12 milhões de pessoas só na capital.

No ano passado, o total de habitantes no Brasil chegava a 206 milhões. Esse ano saltou para 207,7 milhões de pessoas. E conforme a população vai crescendo, vai também envelhecendo. Em 2016, o número de aposentados alagoanos por tempo de contribuição era de quase 30 mil. Segundo o Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, foram registrados cerca de 900 pedidos por mês no ano passado.

O coordenador de Previdência Social do Ipea, Rogério Nagamine, acha positivo o aumento na expectativa de vida, mas afirma que é preciso planejamento para não haver rombo nos cofres previdenciários. Ele defende uma reforma no sistema.

“Cresce muito o número de beneficiários que estão recebendo aposentadoria e pensão, enquanto que a faixa etária em que estão concentrados os contribuintes para a previdência tende a diminuir no futuro.”

Ainda segundo o IBGE, a população idosa está crescendo de forma avançada. Em 2004, por exemplo, o número de pessoas com 60 anos ou mais era de 9,7%. Em 2014, saltou para 13,7%. A projeção para os próximos anos é de que os idosos representem 18,6% da população total em 2030 e 33,7% em 2060.

O ex-prefeito de Maceió e agora deputado federal pelo estado Cícero Almeida (PODE-AL) acredita que algumas atitudes podem colaborar para que não haja rombo na previdência. Ele é a favor de mudanças em prol dos aposentados e pensionistas.

“Acho que tem que ser feito um recadastramento a nível nacional, essa é a prioridade, tem que cobrar dos principais devedores, saber o que existe na verdade, em nível de País, que é devido à Previdência.”


Segundo dados do Ministério da Fazenda, o País gasta com aposentadorias e pensões o equivalente a 13% de tudo o que o Brasil arrecada no ano. O Congresso Nacional pretende colocar o texto da reforma da Previdência em pauta em outubro.

Reportagem, Jalila Arabi.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.