MACEIÓ (AL): Chegada das festas juninas preocupa hemocentro da capital para estoques de sangue

Período é marcado pela baixa quantidade de doações de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A chegada do período de festividades juninas é muito celebrada em Maceió. Com uma agenda cheia, a cidade tem muitos eventos que comemoram o Dia de São João. No entanto, para a equipe do hemocentro o momento é de preocupação. Segundo a gerente da Hemorrede estadual, Verônica Lima Guedes, o período é marcado pela baixa quantidade de doações de sangue. Verônica explica a atual situação da unidade.
 
TEC./SONORA: Verônica Lima Guedes, gerente da Hemorrede.
“Os estoques estão críticos. Nós estamos trabalhando na captação de doadores, junto à sociedade civil organizada. Esse trabalho é feito de forma contínua, dentro das igrejas, universidades e colégios. Nós ainda temos um número insuficiente de candidatos a doação para o quantitativo de transfusões solicitadas, principalmente dos grupos negativos.”
 
LOC.: Verônica Guedes diz que a maioria das doações só ocorre por conta de campanhas ou apelos de pacientes em situação grave. Ela conta que a iniciativa é válida. No entanto, é mais importante que as pessoas tenham o hábito de doar regularmente. Sidnei Santos é psicólogo, 33 anos e é morador do bairro Antares.  Com um ano de idade ele foi diagnosticado com anemia falciforme, doença que provoca fraqueza no paciente. Por isso, desde os dois anos de idade Sidnei constantemente faz transfusões de sangue. Atualmente, precisa fazer uma por mês. No entanto, o psicólogo conta que muitas vezes teve que ficar mais tempo sem realizar o procedimento por falta de sangue no estoque. Ele descreve o que faz para conseguir fazer o tratamento.
 
TEC./SONORA: Sidnei Santos, psicólogo.
 
“Apesar do meu sangue ser um tipo fácil de se encontrar, que é o O positivo, não é tão fácil assim. Sempre que eu preciso tomar sangue eu faço uma campanha pessoal, com minhas redes de amigos e familiares, para que possa ser feita a doação. Quando eu não consigo com os mais próximos, preciso contar com o ato de amor, de voluntariado do próximo.”
 

LOC.: Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O hemocentro de Maceió está localizado no bairro Trapiche da Barra, na Avenida Jorge de Lima. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das sete da manhã às seis da tarde; e aos sábados, das oito da manhã ao meio dia. O telefone de contato é o 3315.2106. Repetindo: 3315.2100. Para saber mais sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.