MACEIÓ (AL): 475 mil domicílios vão ser vistoriados no combate ao Aedes aegypti na capital

A capital ainda conta com um Disque Dengue, que funciona de segunda à sexta, pelos números (82) 3315-5360 e 3221-2523

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de mil agentes comunitários de endemias e de saúde combatem o Aedes aegypti nas ruas de Maceió. Servidores do Serviço de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil e os militares das Forças Armadas também estão mobilizados contra o mosquito. Os bairros com o maior número de notificações de dengue, chikungunya e Zika são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Cristina dos Santos é moradora de Pajuçara e recebeu as orientações dos agentes para eliminar os criadouros do Aedes.

SONORA: Cristina dos Santos, moradora de Pajuçara

“Não tenho plantas com água, só com terra. Caixa d’água é toda nova, toda tampada. Esgoto, tudo tampado. Garrafas eu não tenho. É tudo limpo”.

REPÓRTER: Dos 475 mil domicílios a serem vistoriados em Maceió, mais de 95 mil já foram visitados. A meta é atingir os 100 por cento até junho, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Até a última sexta-feira, dia 26, o município tinha a suspeita de 124 casos de dengue, 11 de chikungunya, 449 de Zika e cerca de 50 de microcefalia. Fábio Peixoto, técnico do Programa das Arboviroses de Maceió, explica que uma das maiores dificuldades das vistorias são os imóveis que estão fechados e ele alerta a importância da participação da população no combate ao Aedes.

SONORA: Fábio Peixoto, técnico do Programa das Arboviroses de Maceió

“Abra a porta da sua casa, denuncie. A gente tem um Disque Dengue que funciona no horário comercial, de segunda à sexta, e recebem denúncias pra tentar realmente fazer essa infestação diminuir, principalmente nesses bairros”.

REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A dica é acabar com possíveis criadouros do mosquito com limpeza dentro de casa, nos quintais e varandas. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o Aedes nasça, como ressalta o diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. 

 SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

 “O mosquito precisa de  água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

 REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço  combateaedes.saude.gov.br

 Reportagem, Ana Freire.  

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.