MACAU (RN): Segunda dose da vacina contra vírus HPV disponível nas unidades de saúde do município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: Macau está em mobilização para aplicar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, em crianças e adolescentes com idades entre 9 e 11 anos. A infecção por esse vírus é a principal causadora do câncer do colo do útero – doença que deve atingir 260 mulheres no Rio Grande do Norte apenas neste ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, Inca. E nesta fase da campanha, a cidade luta para superar a cobertura vacinal registrada na primeira fase, quando pouco menos de 38 por cento das jovens desta faixa etária receberam a primeira dose da vacina, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. A vacinadora da unidade referência, a Clínica da Família, Iranilda Teixeira Evaristo, afirma que a procura pela imunização ainda é muito baixa na cidade. A profissional de saúde aproveita e manda um recado para as mães de meninas que ainda não levaram as filhas para vacinar.
 
TEC: Iranilda Teixeira Evaristo, vacinadora em Macau/RN
“Convido as senhoras mães que tragam as suas adolescentes, suas filhas adolescentes para vacinar. Se encontra na unidade vacinas contra o HPV é uma vacina importante para as adolescentes. É uma coisa que é para a saúde delas e a gente está convidando estamos nos postos todos os dias de segunda à sexta. Nós temo cinco salas de vacina dentro da cidade e mais três em comunidades próximas.”  
 
LOC: A Clínica da Família, onde Iranilda Teixeira trabalha, fica no bairro Porto de São Pedro, na Rua São Vicente. Lá, funcionam quatro salas de vacina. Além desta unidade, as jovens pode procurar qualquer uma das cinco Unidades Básicas de Saúde do SUS dentro da cidade ou as três que ficam em distritos próximos ao município. A segunda dose contra o vírus HPV é tão importante quanto a primeira: é o reforço de um esquema vacinal dividido em três doses. A próxima etapa após a segunda dose é um reforço daqui cinco anos. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Balallai, ressalta a importância de se tomar todas as doses e lembra que tomar apenas uma das doses não é o bastante para se livrar do vírus HPV.
 
TEC: Isabela Balallai, Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações
“São necessárias três doses, e os esquemas, o intervalo entre essas doses, vai variar de acordo com a idade da paciente. As meninas com menos de 15 anos, elas respondem muito melhor à vacina, por conta do sistema imunológico delas ser melhor do que o das mais velhas. Então para elas, a gente faz as três doses em cinco anos. Ela já fica imune, a partir da segunda dose, por isso podemos fazer o que a gente chama de esquema estendido para as mais novas, a terceira doze provavelmente é importante daqui a cinco anos, mas com duas doses, essas meninas já estão protegidas.”
 
LOC:  A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próximo de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.