MACAPÁ (AP): Ao todo, cidade registra 700 casos de Dengue. Região metropolitana também tem casos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O professor de História Fábio Maciel, de 32 anos, se lembra muito bem das dores no corpo e do mal estar. Ele passou por maus momentos em 2014, quando pegou Dengue pelo segundo ano seguido.  Ele mora no Buritizal, na rua Heráclito de Azevedo Coutinho e foi justamente lá que Fábio acredita ter sido picado pelo mosquito da Dengue. Provavelmente por causa de um terreno abandonado que juntava muita água parada. Não foi nada fácil para ele.
 
TEC/SONORA: Fábio Maciel, Professor de História
 
"Foi um momento muito difícil. Muita dor de cabeça, muita febre, dor de cabeça o dia todo, febre que não passava. E as dores no corpo, seis da manhã, seis da tarde. Muito, muita dor no corpo. Foi um período bem difícil e depois, no final, eu fiquei com o corpo todo vermelho. Foi um momento bem complicado. Tudo o que eu comia ou bebia acabava voltando. Bastante vômito, muita fraqueza, foi um período de muitas dores no corpo. Principalmente dor de cabeça, nas articulações e muita fraqueza. Então assim, foi um período de 12 dias bastante complicado.”
 
LOC: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 701 pessoas tiveram Dengue este ano em Macapá, 92 tiveram Chikungunya e 275 contraíram Zika. 
 
Morada das Palmeiras, Loteamento Amazonas e Brasil Novo foram os bairros onde os agentes de combate ao mosquito acharam mais criadouros. Ao todo, são 110 agentes de endemias que percorrem os 68 bairros de Macapá, batendo de porta em porta para ajudar e identificar focos do mosquito. 
 
Cidades da região metropolitana também enfrentam problemas com o mosquito. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Amapá, nove pessoas estão com Dengue em Mazagão, enquanto que em Santana são 44. É justamente por isso que o coordenador do Programa de Combate às Endemias de Macapá, Kilder Soares, lembra que a população precisa fazer a sua parte e não deixar água parada. 
 
TEC/SONORA: Kilder Soares, Coordenador do Programa de Combate às Endemias do município de Macapá
 
“Eu convoco a cuidar melhor da sua saúde, a ter um pouco de zelo. A educação e saúde são importantes. Então você tira de 10 a 20 minutos do seu dia; vai chegar o Inverno. Que vocês acondicionem bem o lixo doméstico: o principal criadouro para a proliferação do mosquito. Que vocês limpem suas casas. Se forem viajar, olhem bem os vasos sanitários e as descargas.”
 
 
LOC: Pois é, pessoal. Ninguém quer pegar Dengue, Zika ou Chikungunya, não é? É importante lembrar que quando existe água parada em casa, nossa família e nossos vizinhos correm o risco de ficarem doentes, e quem fica doente, além de passar muito mal, fica, por exemplo, sem poder trabalhar. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você separe quinze minutinhos todas as sextas-feiras, para limpar qualquer recipiente que possa ser um criadouro do mosquito. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.