LUZIÂNIA (GO): Agentes de saúde colam selos em casas sem focos de Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, Luziânia está usando um método criativo para motivar os moradores a manterem suas casas livres de focos do mosquito: cada lar vistoriado pelos agentes de endemias, onde nenhum criadouro do Aedes é encontrado, ganha um selo escrito “esta casa não tem dengue”.  Até agora, mais de 28 mil imóveis já foram vistoriados. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é conseguir visitar, até o final do mês de junho, todos os 46 mil imóveis que existem em Luziânia para conscientizar os moradores sobre os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes. A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Luziânia, Adriana Mota, explica como funciona essa ação.

 

SONORA: Adriana Mota, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica

 

“Ao visitar a casa, se nós não encontrarmos nenhum foco, nessa casa, a gente coloca um selo: ‘aqui nessa casa não tem dengue’. A gente coloca, pede autorização, se pode colocar na porta, no portão, onde ela quiser. A gente ‘sela’ essa casa, porque nessa casa não tem dengue”.

 

REPÓRTER: De acordo com último relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, são quase três mil registros de dengue sendo investigados na cidade. Além disso, sete casos de microcefalia também estão sendo analisados. A microcefalia é uma das doenças que pode ser causada pelo vírus Zika e faz com o bebê nasça com o tamanho ao redor da cabeça menor do que o normal. É justamente para diminuir esses números, que cerca de 200 agentes de combate ao mosquito visitam, diariamente, os lares dos moradores de Luziânia para destruir criadouros e orientar a população sobre como exterminar o mosquito. É sempre bom lembrar que a o melhor jeito de se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixando ele nascer. Por isso, a recomendação é que as famílias tenham sempre uma rotina de combate ao mosquito, como pede o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

“15 minutos por semana, em um dia determinado, para fazer essa limpeza. Fazendo isso ininterruptamente. Isso não pode parar nunca. Até quando nós vamos fazer? Até sempre! Não podemos relaxar.”

 

REPÓRTER: Mais informações sobre o Aedes aegypti podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.