LULA: Supremo mantém decisão e processo contra o ex-presidente continua no tribunal.

Salvar imagem

REPÓRTER: OSupremo Tribunal Federal confirmou nesta quinta-feira a decisão da semana passada do ministro Teori Zavascki,  relator dos processos da Lava Jato no tribunal. Ele retirou do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal, em Curitiba, as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O magistrado também havia determinado o sigilo sobre gravações do ex-presidente com diversas autoridades, incluindo a presidente Dilma Rousseff.
Com a decisão,  o inquérito vai ficar sobre a responsabilidade do STF, que depois vai analisar o que deve permanecer sob investigação da Corte e o que deverá ser remetido de volta para a primeira instância, por envolvimento de pessoas sem foro privilegiado. A investigação trata, entre outras coisas, da suspeita de que construtoras envolvidas em corrupção na Petrobras prestaram favores ao ex-presidente na reforma de um sítio e de um apartamento triplex, em São Paulo. Votaram favoravelmente à decisão de Teori Zavascki os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Contra, somente os ministros Luiz Fux e Marco Aurélio Mello . A decisão de hoje, no entanto, nada tem a ver com a tomada pelo ministro Gilmar Mendes, também do Supremo, impedido Lula de tomar posse como  ministro da casa civil. Formalmente, portanto, Lula continua sem o chamado foro privilegiado. As investigações subiram ao STF por causa do envolvimento de outras autoridades que só podem ser investigadas pela Corte.

Reportagem André Giusti

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.