LUCAS DO RIO VERDE (MT): Município tem 845 casos de dengue este ano

 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A cidade de Lucas do Rio Verde já tem 845 casos confirmados de dengue, mil 135 casos notificados do vírus Zika, sendo um confirmado em gestante. A cidade tem mais de 100 agentes comunitários atuando no combate ao Aedes. Dos 25 bairros do município, Jardim das Palmeiras, Rio Verde, Pioneiro e Menino Deus estão entre as localidades com maior infestação do mosquito. Por isso é importante que a população participe dessa luta e evite possíveis criadouros do mosquito para ele não se reproduzir. O doutor em medicina tropical da Universidade de Brasília, Pedro Tauil, explica os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes.
 
SONORA: doutor em medicina tropical da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil
 
“Elas são muito parecidas. O caso mais comum, dengue, é acompanhada de febre alta, acima de 38 graus, dores de cabeça, principalmente atrás dos olhos, dores nas juntas, dores musculares e também pode aparecer vermelhidão no corpo. O chikungunya é muita dor que as pessoas não podem se deslocar, realizar suas habilidades habituais em geral. A Zika, tem uma característica de um vermelhidão no corpo com muita coceira e vermelhidão dos olhos.”
 
REPÓRTER: Não existe remédio para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Para evitar que o mosquito se reproduza, é importante que a comunidade observe os locais e recipientes que possam acumular água. A recomendação é do Diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde Cláudio Maierovitch
“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
 
REPÓRTER: O morador de Lucas do Rio Verde que quiser tirar dúvidas sobre combate ao Aedes aegypti pode ligar na Prefeitura Municipal no número 3549 8300. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.