LINHARES (ES): Grupo estimula novos doadores pela região

Ações sociais visam melhorar público do hemocentro da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Muitas pessoas procuram os hemocentros para ajudar algum parente ou o familiar de um conhecido. O caso do motorista de caminhão de 47 anos, Ivaney José da Silva, foi diferente dos demais. Após a morte do pai, descobriu que ele doava sangue constantemente. Com o pensamento de honrar a boa ação que o pai fazia, Ivaney começou a doar sangue com 20 anos. Tomando gosto pela prática, acabou criando um grupo para encorajar mais pessoas a procurarem o Hemocentro Regional de Linhares. Casado, com três filhos, o motorista incentiva desde familiares até desconhecidos. Intitulado de Nós Doadores de Sangue, o grupo criado pelo Ivaney atua desde 8 de dezembro de 2016. Ivaney comenta o sentimento de realizar este ato para quem realmente necessita.

TEC./SONORA: Ivaney José da Silva, motorista de caminhão.

“Porque o sangue é uma coisa que não tem substituto. Se você estiver com fome e não tiver comida, você come um pedaço de pão e mata sua fome, se você está com frio e não tiver um cobertor, você se enrola com jornal e se vira. Agora, se você precisar de sangue, não tem outra coisa, não tem nada que substitua. Então eu acho que é de suma importância a figura do doador. Quando as pessoas souberem da importância de ser um doador, a gente não vai mais precisar estar apelando nas mídias pedindo por doação.”

LOC.: De acordo com o Hemocentro Regional de Linhares, uma média de 25 a 30 bolsas de sangue são coletadas por dia. Além de atender toda a rede pública da região, a cidade auxilia também o município de Aracruz, que não possui unidade de coleta. O responsável técnico pelo hemocentro, Gedson Silotti, diz que o estímulo por novos doadores é constante. Ele comenta a importância de se ter pessoas fidelizadas com esta ação.

TEC./SONORA:
Gedson Silotti, responsável pelo Hemocentro de Linhares.
“A importância do doador fidelizado, realmente, é essa, a manutenção dos nossos estoques de sangue. Só que os estoques, a gente precisa estar sempre com eles abastecidos. Porque a necessidade do sangue ela é diária. O doador voluntário, ele se faz presente, ele é muito importante para a nossa instituição, porque ele nos ajuda a manter o nosso estoque de sangue. Para que não falte sangue, para quem precisar, principalmente em uma urgência ou numa emergência.”

LOC.: Para doar sangue, a pessoa deve estar saudável, pesar mais de 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O contato do grupo Nós Doadores de Sangue pode ser encontrado no endereço facebook.com.br/nosdoadoresdesangue. O Hemocentro Regional de Linhares está localizado na Avenida João Felipe Calmon, no centro. O atendimento é das sete da manhã até o meio dia e meia, de segunda a sexta. O telefone para contato da unidade é o 3264-6000. Repetindo 3264-6000. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.