LINHARES (ES): Canivete, Interlagos e outros bairros vão ter combate ao Aedes aegypti intensificados

Interlagos, Canivete e Centro estão entre os bairros escolhidos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Linhares segue o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. No mês de março, os bairros de Interlagos, Novo Horizonte, Canivete e o Centro vão passar por ações de intensificação de combate ao mosquito. As localidades são as que apresentam o maior número de notificações de doenças ligadas ao Aedes aegypti. Linhares conta com mais de 350 agentes de saúde e endemias, que entram nas casas para vistoriar possíveis criadouros e passar informações sobre o combate ao mosquito.  Durante a ação, o serviço urbano de lixo dá o apoio, recolhendo todo o material retirado dos imóveis. A administradora Yohanna Felix, 22 anos, diz estar com a preocupação dobrada. Ela mora no bairro de Novo Horizonte e trabalha no Centro de Linhares. Ela destaca que apesar de tomar todos os cuidados, ela teme pela própria saúde e da filha de 3 anos.
 
SONORA: Léia Modesto - personagem
 
“Eu fico preocupada. Até triste. Porque se nós não cuidarmos, e por mais que agente se cuide, mas o vizinho não cuida, reflete em nós também. E se um adulto sofre tanto com isso, porque é uma doença horrível, imagina para uma criança”
 
REPÓRTER: A meta estabelecida até o fim do ano é de 250 mil visitas nos 72 mil imóveis da cidade, de acordo com a Secretaria municipal de Linhares. Já foram feitas 761 notificações por dengue e 16 do Zika. Dos 16, 4 gestantes apresentaram sintomas. Dois casos de notificações de microcefalia estão sob investigação. O responsável pela vigilância ambiental em Linhares, Jeremilson Gomes, relembra a importância de receber os agentes e manter os cuidados diários.
 
SONORA: Jeremilson Gomes – responsável pela vigilância ambiental
 
“E lembrar as pessoas que, o controle do Aedes aegypti é uma tarefa diária de todos. O agente, por melhor que seja o trabalho dele, na hora da visita, vai demorar cerca de 70 dias para retornar no mesmo imóvel”
 
REPÓRTER: Os moradores de Linhares que ainda não receberam a visita do agente, ou querem fazer alguma denúncia, podem ligam no telefone 33722009. A continuidade das ações pode garantir proteção ao mosquito, a dengue, a chikungunya e do Zika, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro 
  
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
 O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.