LIMOEIRO (PE): Alunos vão confeccionar armadilhas artesanais para capturar Aedes

Armadilha para capturar o Aedes aegypti pode ser feita em casa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Garrafas pets podem ser usadas em diferentes trabalhos artesanais. Mas em Limoeiro, estudantes vão ter a oportunidade de usar a arte para acabar com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chicungunya e Zika virus. Nesta segunda, alunos da escola Otaviano Basílio vão participar de uma oficina para confeccionar armadilhas que capturam o inseto, feitas com o material, chamada mosquitoeira. O diretor de ensino, Fábio Andrade, lembra que o combate ao Aedes é de toda a sociedade e o ambiente escolar não pode ficar de fora dessa luta.
 
 
SONORA:  diretor de ensino, Fábio Andrade
 
“É a parcela da educação, é a parcela da criança, do envolvimento da escola perante a comunidade no combate. A guerra agora é contra o mosquito. É um momento onde a própria questão do combate ao mosquito através da confecção de uma armadilha será foco.”
 
REPÓRTER: Você também pode fazer a sua armadilha para capturar o Aedes aegypti em casa. É simples: pegue uma garrafa pet, corte no meio, deixando a parte superior um pouco maior. Na abertura da tampa, coloque um tule – uma espécie de tecido que serve como tela. De isca você usa arroz ou alpiste triturado. Coloque a parte superior da garrafa dentro da parte inferior, mas com a tampa para baixo. Encha de água até próximo do tule. Em seguida lixe a boca da armadilha para ficar áspera, onde o mosquito fêmea vai por os ovos. Depois de pronta, o ideal é deixar a armadilha em um local escuro da casa, porque é onde o mosquito gosta de reproduzir. A partir daí, o coordenador da ONG Sociedade Ativa, Fernando Oliveira, explica como o mosquito é capturado.
 
SONORA: Coordenador da ONG Sociedade Ativa, Fernando Oliveira
 
“O mosquito fêmea vai chegar nessa parte afunilada, como está porosa, ela vai por ali. Os ovos vão escorrer passando pelo tule e caindo na água. Depois eles eclodem e o mosquito em si já não pode sair da armadilha por conta do tule que vai estar vedando.”
 
 
REPÓRTER: Cada família deve dedicar 15 minutos por semana para combater o mosquito. Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do Aedes aegypti e queira denunciar, ou se tem dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, pode ligar no Disque Dengue. O número é: 3628-1878. Saiba mais sobre a mobilização contra o Aedes aegypti no endereço combateaedes.saude.gov.br.

 


Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.