Data de publicação: 01 de Março de 2016, 10:22h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Esta semana, escolas municipais de Leopoldina vão ter palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegytpi. O inseto transmite a dengue, chikungunya e o vírus Zica. Militares do Exército e agentes de combate ao mosquito vão visitar as escolas Vargem Linda e Joaquim Ferreira Brito, localizadas na comunidade rural. Além disso, a equipe de combate ao Aedes vai passar pela escola Francisco, em Abaíba. A ideia é que, as informações repassadas pelos agentes sejam divulgadas também entre as famílias dos estudantes de todo município. Ilda Tôzzo mora na Praça da Bandeira, antigo Zequinha Reis, no centro de Leopoldina. Ela conta que, para ajudar no combate ao Aedes em sua vizinhaça evita deixar água parada em locais desprotegidos, em casa.
SONORA: costureira, Ilza Tôzzo
“Eu guardo a chave para emergência. Falou que a hora que a pessoa da dengue vier aqui subir lá em cima para ver a caixa d’água. Eu faço o que eu posso. A gente tem cuidado de não deixar água empoçada, tem os cachorros, troca água todo o dia e lava a vasilha.”
REPÓRTER: Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 120 agentes estão percorrendo as ruas de Leopoldina conscientizando a população e buscando possíveis criadouros do Aedes, em 48 bairros e sete distritos. Seminário, Zequinha Reis, Rosário e Jardins Bandeirantes estão entre os bairros com alto número de infestação pelo Aedes. A gerente de vigilância em saúde de Leopoldina, Maria do Carmo, pede que todos os moradores da cidade abram as portas das casas para a inspeção dos agentes de combate ao mosquito.
SONORA: gerente de vigilância em saúde de Leopoldina, Maria do Carmo
“A Prefeitura Municipal de Leopoldina e a Secretaria Municipal de Saúde pede aos moradores que recebam seus agentes de combates a endemias para evitar que a dengue, a chikungunya e o Zika vírus tomem conta da nossa cidade. Evitando o mosquito nascer, a gente evita as doenças. Os agentes estão disponibilizados para fazer as visitas nas residências.”
REPÓRTER: E, não basta apenas ouvir as informações dos agentes sem colocá-las em prática. O ideal é que, o combate ao Aedes seja realizado de forma rotineira pelas famílias como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
“O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
REPÓRTER: Para solicitar a limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios qualquer morador de Leopoldina pode ligar na prefeitura e solicitar o serviço de limpeza e inspeção, no número 3694 4296. Saiba mais sobre dengue, chikungynya e Zika na internet, no endereço combateaedes.saude.
Reportagem, Karina Chagas
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev