LAVA JATO: Procurador-geral da República pede prisão de Sarney, Calheiros, Cunha e Jucá

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do senador Romero Jucá, que foi ministro do Planejamento no governo Temer. Além disso, também foi pedida a prisão do ex-presidente da República José Sarney. A justificativa de Janot é que os parlamentares estão tentando obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
 
O caso vai ser analisado pelo ministro do STF e relator da operação, Teori Zavascki. O pedido de prisão de Sarney, Jucá e Calheiros está relacionado às gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Em delação premiada, Machado divulgou gravações de conversas dos peemedebistas, em que eles discutiam formas de atrapalhar as investigações dos esquemas de corrupção da Petrobrás. 
 
Como Sarney já tem 86 anos, o pedido é de prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. Janot também pediu o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado. Em relação a Eduardo Cunha, o pedido de prisão foi porque o deputado estaria atrapalhando os trabalhos do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que avalia a cassação de seu mandato.
 
Reportagem, Bruna Goularte
Foto: Procurador-geral da República, Rodrigo Janot/Agência Brasil 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.