LAVA JATO: Marcelo Odebrecht confirma que Lula é o "amigo" em planilha da empreiteira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O empreiteiro Marcelo Odebrecht teria confirmado em delação premiada que o codinome “amigo” que aparece em trocas de emails e planilhas da empreiteira Odebrecht corresponde ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo por meio da colunista Vera Magalhães.

De acordo com a força tarefa da Lava Jato, o apelido “amigo” é um dos nomes que aparecem em uma das planilhas apreendidas no setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, também conhecido como o departamento de propina. Em um documento o codinome “amigo” é destinatário de 23 milhões de reais.

De acordo com a colunista do Estadão, Marcelo Odebrecht descreve a amizade entre Lula e o pai, Emílio Odebrecht, como um estorvo, já que ele cederia demais aos pedidos do então presidente.

A empreiteira Odebrecht, seriamente envolvida no esquema de corrupção da Petrobras, teve 77 delações de executivos e ex-executivos homologadas pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. O material está nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR), que vai analisar os documentos para decidir se abre ou não novas de investigações.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.