LAVA JATO: Lula sabia de caixa 2, diz João Santana em delação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff tinham consciência de pagamentos de caixa 2 em campanhas eleitorais. A afirmação foi feita pelo marqueteiro João Santana ao Ministério Público Federal durante delação premiada.

João Santana foi o responsável pela campanha à reeleição do então presidente Lula em 2006, e pelas duas campanhas da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

De acordo com o anexo 2 da delação do publicitário, o ex-ministro Antônio Palocci foi o responsável pela negociação dos termos do contrato da Pólis, empresa de marketing de João Santana. E, segundo o marqueteiro “Nesses encontros ficou claro que Lula sabia de todos os detalhes, de todos os pagamentos por fora recebidos pela Pólis, porque Antonio Palocci, então ministro da Fazenda, sempre alegava que as decisões definitivas dependiam da ‘palavra final do chefe’”.

De acordo com a delação feita por Santana, Antônio Palocci tinha pleno poder sobre uma conta de caixa 2 do PT junto à empresa Odebrecht. No entanto, os pagamentos, às vezes, não eram feitos em dia, e segundo o marqueteiro “Nessas oportunidades, tanto Lula como Dilma se comprometeram a resolver o impasse e, de fato, os pagamentos voltavam a ocorrer. Tanto os pagamentos oficiais, quanto os recebimentos de valores através de caixa 2.

Em nota, a defesa de Lula afirmou que as declarações nada provam, inclusive por terem sido dadas no contexto de delações, nas quais o Ministério Público Federal pressiona pessoas a confessarem crimes para se livrar da prisão.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.