LAVA-JATO: Fachin afasta Aécio do mandato de senador e encaminha ao plenário da Corte decisão sobre prisão

Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF, decide afastar Aécio Neves do cargo de senador e transferiu a decisão sobre a prisão de Aécio para o plenário da Corte.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, foi afastado do cargo de senador pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, (STF), Edson Fachin. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (18), depois que a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o afastamento do mandato do parlamentar e a prisão do senador tucano.

Relator da Lava jato no STF, Edson Fachin acolheu o pedido de afastamento de Aécio, mas transferiu a decisão sobre a prisão do senador mineiro para o plenário da Corte, que deve julgar o pedido ainda nesta quinta-feira.A irmã de Aécio, Andréa Neves e o primo Frederico Pacheco foram presos por agentes da Polícia Federal, ainda durante a manhã desta quinta. As prisões preventivas foram determinadas por Edson Fachin para evitar a interferência de ambos nas investigações.


A Polícia Federal e o Ministério Público Federal continuam cumprindo mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a Aécio em Brasília, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.


De acordo com reportagem do jornal ‘O Globo’, publicada na noite desta quarta-feira (17) Aécio Neves teria sido gravado pedindo R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista. A Polícia Federal chegou a filmar a entrega do dinheiro ao primo do senador, Frederico Pacheco de Medeiros. Ao rastrear o destino do dinheiro, a PF descobriu que ele foi depositado em uma conta do senador Zeze Perrella (PMDB-MG).


Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.