LAVA JATO: Afastamentos de delegados da operação podem atrapalhar investigações, diz ADPF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os delegados Eduardo Mauat e Duílio Mocelin, que integravam a força-tarefa da Operação Lava Jato, foram afastados da investigação. A justificativa da Polícia Federal é de que o grupo está sendo “oxigenado” para dar um novo fôlego às investigações. A situação, no entanto, preocupa a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, a ADPF. A entidade acredita que o afastamento dos delegados vai prejudicar as investigações. É o que explica o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
“O afastamento foi muito mal explicado e foi precipitado. Porque os dois estavam com investigações em andamento. Elas não foram concluídas. Não havia razão nenhuma para o afastamento deles nesse momento, pois são colegas extremamente qualificados, competentes. Então foi um afastamento que causa, com certeza, prejuízo às investigações”.
 
REPÓRTER: Para evitar que decisões como o afastamento dos delegados afete ainda mais o rumo das investigações da Polícia Federal, tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição número 412, que pede pela autonomia política e orçamentária da PF. O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, reforça a necessidade de se ter uma Polícia Federal independente, que não sofra influências políticas. 
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
“Esse afastamento do delegado da operação Lava Jato mostra a fragilidade institucional da PF e sua vulnerabilidade. Portanto, reforça a necessidade da autonomia da Polícia Federal, via aprovação da PEC 412. Porque sem essa autonomia, esses afastamentos podem ser uma constante que podem acabar com as investigações da Polícia Federal”.
 
REPÓRTER: Atualmente, a Polícia Federal é vinculada ao Ministério da Justiça. A PEC 412 aguarda votação na CCJ da Câmara. Entre em contato com os deputados federais e cobre que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em www.pecdapf.adpf.org.br
 

 

 Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.