LAQUEADURA: Em um ano, foram realizadas mais de 60 mil laqueaduras pelo SUS

A laqueadura é uma cirurgia que liga as trompas para impedir a fecundação do espermatozoide, evitando assim a gravidez. De janeiro de 2013 a setembro deste ano, foram realizadas mais de 60 mil laqueaduras pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. No mesmo período, foram investidos cerca de 11 milhões de reais no procedimento de laqueadura no país. Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento é indicado para mulheres acima de 25 anos ou para mulheres que tenham mais de dois filhos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 03'18''

REPÓRTER: A laqueadura é uma cirurgia que liga as trompas para impedir a fecundação do espermatozoide, evitando assim a gravidez. De janeiro de 2013 a setembro deste ano, foram realizadas mais de 60 mil laqueaduras pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. No mesmo período, foram investidos cerca de 11 milhões de reais no procedimento de laqueadura no país. Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento é indicado para mulheres acima de 25 anos ou para mulheres que tenham mais de dois filhos. É o que explica a diretora do departamento de ações programáticas estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza De Lamare.

SONORA: diretora do departamento de ações programáticas estratégicas do Ministério da Saúde - Thereza De Lamare

"É um procedimento seguro. Mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. Então se você tiver com 20 anos e tiver tido dois filhos, você pode solicitar laqueadura, mas tem que ter autorização dos dois, do casal. Também é recomendada aonde a mulher tem às vezes algum problema de saúde, que ela ficando gestante pode agravar esse problema de saúde. Também a laqueadura é orientada em situações em que uma gravidez pode colocar em risco a saúde da mulher. Tem todo um procedimento dentro do SUS. Tem que assinar, tem que estar ciente, é uma decisão do casal, não pode ser uma decisão individual".

REPÓRTER: Para fazer a laqueadura é obrigatória a assinatura do marido ou de outro responsável. Como foi o caso da brigadista de 39 anos, Valquíria Solto. Ela tem dois filhos e é mãe solteira. Para fazer a laqueadura, o pai dela assinou a autorização da cirurgia. Ela participou do mutirão de laqueadura em agosto do ano no Hospital Materno Infantil de Brasília, vinculado ao SUS, e conta que teve alta no mesmo dia.

SONORA: brigadista – Valquíria Solto

"Eu decidi mais por ser mãe solteira. Na minha última gravidez eu passei muito mal. Eu tenho problema de enxaqueca, vivia no hospital internada. Até a água que eu bebo, eu jogo fora, ficava desidratada. Eu já tenho dois filhos e no meu caso eu sou pai e mãe ai eu pensei muito, muito mesmo até eu decidi, 'vou fazer sim'. No dia que eu fui, foi de manhã mesmo e no mesmo dia eu já vim casa. Foi menos de uma hora, meio deia e pouca eu já estava saindo do hospital. Foi rapidinho quando eles estavam fazendo o mutirão mesmo".

REPÓRTER: A diretora do departamento de ações programáticas estratégicas, Thereza De Lamare, destaca também que a cirurgia de vasectomia também é uma opção segura para o casal que não deseja mais ter filhos.

SONORA: diretora do departamento de ações programáticas estratégicas do Ministério da Saúde - Thereza De Lamare

"Acho importante ressaltar que o SUS oferta também a vasectomia, que também é um procedimento simples, um procedimento também muito seguro e muito importante na decisão do casal. E os serviços de saúde também estão preparados para orientar o casal em relação a vasectomia, caso, por exemplo, a mulher não queria ou por uma decisão do casal, seja melhor que o marido, companheiro, possa fazer a vasectomia".

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, a laqueadura é reversível, porém a chance de voltar a engravidar é pequena. Por isso a recomendação é que a decisão seja tomada com tranquilidade. A laqueadura pode ser feita de graça nos hospitais da rede pública de saúde em todo o país. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde:www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.