LAGOA SANTA (MG): Mais de 840 casos são notificados no município

Até o momento, 843 casos de dengue foram notificados em Lagoa Santa. Para evitar que o número cresça, 29 agentes comunitários estão reforçando as visitas domiciliares também aos finais de semana, no município. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Até o momento, 843 casos de dengue foram notificados em Lagoa Santa. Para evitar que o número cresça, 29 agentes comunitários estão reforçando as visitas domiciliares também aos finais de semana, no município. O combate ao Aedes tem como objetivo prevenir e exterminar possíveis focos dos mosquito, que transmite dengue, chikungunya e Zika. Valéria mora em Sobradinho, uma as localidades com alta infestação do Aedes e que tem muitas residências fechadas. Ela conta que a visita dos agentes comunitários, também durante o final de semana, reforça a eliminação de possíveis focos do mosquito na vizinhança.
 
SONORA: moradora, Valéria Francisca
 
“Em Lagoa Santa, por ser uma cidade, que tem muita casa fechada, tem muito condomínio, eles estão trabalhando final de semana. Eles estão tentando ver se recupera essas casas. Acho importante sim, a visita do agente.”
 
REPÓRTER: Além de Sobradinho, Aeronautas, Santos Dumont, Novo Santos Dumont, Joá e Várzea estão entre os bairros com número alto de infestação pelo mosquito. Ao todo, 25 mil imóveis já foram visitados nos 204 bairros de Lagoa Santa. O secretário de Saúde de Lagoa Santa, Fabrício da Silva, pede a população colabore no combate ao mosquito.
 
SONORA: secretário de Saúde de Lagoa Santa, Fabrício da Silva
 
“A gente pede a população de Lagoa Santa para que a gente some esforços nessa luta, que é uma luta de todos nós. A gente precisa cada vez mais combater o mosquito. A principal forma de a gente vencer essa guerra, não deixar o mosquito nascer.”
 
REPÓRTER: E, não basta apenas ouvir as informações dos agentes sem colocá-las em prática. O ideal é que, o combate ao Aedes seja realizado de forma rotineira pelas famílias, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: O morador de Lagoa Santa que quiser solicitar limpeza em casas fechadas ou de terrenos baldios, pode ligar para a Prefeitura Municipal no número 3688 1300. Saiba mais sobre na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.