LAGES (SC): Equipes do hemocentro irão realizar coleta externa para manter estoques de sangue no inverno

Gripes e resfriados impedem as pessoas de doarem sangue neste período.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O inverno chegou e a região da serra catarinense já sofre com o frio. Segundo o coordenador técnico do Hemocentro, Antônio Jacó de Backes, neste período as doações de sangue costumam cair por conta de gripes e resfriados, que acometem a população. Para ajudar a manter o estoque estável, equipes do hemocentro irão até os municípios vizinhos para fazer a coleta.

TEC./SONORA: Antônio Jacó de Backes, coordenador técnico do Hemocentro.

“Quando chega nesses meses mais frios a gente usa de um artifício chamado de coleta externa, na qual a gente vai a municípios vizinhos, faz a divulgação e vai coletar. Nós deslocamos até o município onde a gente realiza as coletas, normalmente em postos de saúde.

LOC.: A relação do gerente de transportes Eduardo Ribeiro, de 28 anos, com a doação de sangue começou a partir de um simples bate-papo numa roda de amigos. Um dos colegas comentou que estava na época de voltar ao hemocentro e convidou Eduardo para ir junto. Morador do bairro Guarujá, Eduardo e os amigos doam sangue com frequência. No início deste ano, o tio dele sofreu um acidente de carro e precisou de doações de sangue. Agora foi a vez de ele incentivar a própria família.

TEC./SONORA: Eduardo Ribeiro, gerente de transportes.

“Muitas vezes as pessoas se disponibilizam a fazer esse tipo de doação num caso de emergência, quando alguém da família ou alguém próximo está precisando. Foi o que aconteceu no caso da minha mãe e da minha irmã. Tinham certo receio de fazer a doação por medo bobo, porque sempre tem aquele comentário, é ruim, dói, enfim. Viram que realmente não é isso. Então, a partir de agora vão ser doadoras ativas. Um pouquinho, cada um fazendo a sua parte, a gente vai ajudar um grande número de pessoas.”

LOC.: O Hemocentro de Lages atende 25 municípios da região serrana e do Alto Vale Catarinense. Para se tornar doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.