LADAINHA (MG): Município tem 4 mortes confirmadas por Febre Amarela

Já são 75 casos suspeitos, de acordo com a secretaria municipal de Saúde.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Ladainha, na regional de saúde de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, é o que mais preocupa em relação à Febre Amarela, juntamente com Malacacheta, Poté, Frei Gaspar e Setubinha. Já são 75 casos suspeitos em Ladainha, de acordo com a secretaria municipal de Saúde. Desde o início de janeiro ocorreram 16 óbitos, sendo que quatro já tiveram a relação com a doença confirmada. A principal ação para combater o aumento de casos é a aplicação da vacina. O secretario de saúde de Ladainha, Fábio Peres, afirma que no início do surto a quantidade de doses não foi suficiente, mas que agora a situação já está normalizada.
 
SONORA: O secretario de saúde de Ladainha, Fábio Peres.
“O quantitativo normalizou, nós recebemos uma grande quantidade de doses e até o momento, não temos nenhum problema referente a falta de vacinas. Temos vacina em quantidade para vacina toda a população que necessite ser vacinada. Todas as áreas onde houve óbitos, zona rural e zona urbana, já foram imunizadas. Segue-se a vacinação, acredito que, até entorno de quinta-feira, toda a área de Ladainha vai estar coberta.”
 
REPÓRTER: A Secretaria de Saúde de Ladainha tem feito um grande esquema para que os moradores possam se vacinar. Os postos de saúde estão em funcionamento, inclusive, aos finais de semana e horário de almoço. Atualmente, aproximadamente 30 pessoas ainda estão internadas e 29 já receberam alta. Os municípios da regional de saúde de Teófilo Otoni estão entre os que têm maior infestação do transmissor da febre amarela. A secretaria de Saúde de Ladainha e dos demais municípios da região tem dado algumas orientações específicas para a população, como evitar a ida em locais de mata ou próximo delas na zona rural e também o uso constante de repelente sobre a pele. Mas Fábio Peres ressalta a importância dos cuidados da área urbana também.
 
 SONORA: O secretario de saúde de Ladainha, Fábio Peres.
“Fizemos diversas orientações, quanto a população urbana referente ao cuidado com suas residências, o cuidado com seus quintais e lotes para evitarmos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Sabendo que ele também pode ser um vetor da Febre Amarela, se caso, ela viesse a chegar no meio urbano. Então, toda a população foi orientada quanto a prevenção e proteção em relação a Febre Amarela.”

 

REPÓRTER: Em 12 de janeiro, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, declarou situação de emergência nas regiões de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni. Essas áreas são tratadas como prioritárias. O Ministério da Saúde ressalta que pessoas que já tomaram duas doses da vacina ao longo da vida, não precisam receber novamente, pois são consideradas imunizadas. Para mais informações, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.